sexta-feira, 21 de outubro de 2016

A 'arco-íris derretido': Caño Cristales no Parque Nacional Sierra de la Macarena no sudeste da Colômbia

O Caño Cristales fica no Parque Nacional Sierra de la Macarena, na província de Meta, sudeste da Colômbia.



A temporada de visitação, quando é possível ter acesso ao rio e ele está colorido, dura seis meses: vai da metade de junho até dezembro, todos os anos.

Tem sido chamado de "o rio dos Deuses" "o rio das cinco cores", "arco-íris derretido" ou mesmo "o mais belo rio do mundo", porque em seu fundo aquático plantas de várias cores são reproduzidas que produzem a sensação de estar na frente de um rio de cinco cores: vermelho, amarelo, verde, azul e preto, principalmente.



Sendo um rio de comprimento e largura menor, o Caño Cristales não alcançar os 100 km de comprimento e superior a 20 m de largura. É uma sucessão de corredeiras e cachoeiras cujas águas fluem a partir do sul da Serrania de La Macarena, onde o seu nascimento está localizado nas costas dos mais antigos tepui da Serra, em uma área íngreme, onde existem inúmeras pinturas rupestres inexploradas. Estas águas, é de tal pureza que permite ver o fundo do rio e toda a magia em torno deste belo rio, correndo em direção ao rio Guayabero, escolhendo brazuelos que passam inúmeras savanas rochosos da Serra.









As extremidades da bacia, sem as suas cores características, como estas foram perdidos na aldeia de La Cachivera, até a estrada real , hoje em dia, uma estrada, através dele.

Sendo leito rochoso de Caño Cristales, apenas uma chuva de intensidade moderada para que o seu volume cresça de uma forma impressionante e podendo deixar o viajante isolado em suas margens; No entanto, o rio tende a diminuir à medida rapidamente. Durante o verão as águas secam e em seguida, as plantas vermelhas tem a chance de se multiplicar.
Da Serrania de la Macarena para baixo várias correntes como a bacia indiana, bacia Yarumales e bacia de Canoas, mas apenas Caño Cristales, o rio das cinco cores, tem sido chamado de "a mais bela do mundo".

Inclusive, ele foi chamado de "o rio que escapou do paraíso", de Andres Hurtado, um viajante colombiano que deu a conhecer o nosso maravilhoso planeta. Amarelo, azul, verde, preto e vermelho, são cinco cores escandalosas, que são explicadas pela presença de algas de cores diferentes que tornam este tubo de uma maravilha visual. Um poeta chamou de "o arco-íris derretido".


Deve ser explicado que na selva são chamada de bacia 1 para os rios de comprimento e largura menor, em comparação com gigantes como Amazonas, Guaviare, Caquetá e Putumayo.



Gostaram da postagem?
Instagram: @mikaelyquerino

Nenhum comentário:

Postar um comentário